Joanete (Halux valgo)

 

Hálux valgo é o termo médico para uma deformidade no dedo maior do pé, a chamada joanete. Ao contrário do que se pensa, não é um crescimento ósseo e sim o deslocamento desta articulação que leva a formação de uma calosidade na parte de dentro do pé. Esta provoca dor, inchaço local e vermelhidão e devido o atrito com sapatos. Também pode haver uma sensação de queimação associada devido ao fato de que um dos nervos da área fica pressionado contra o osso proeminente.

 

Como o dedão se desloca progressivamente para a região lateral, em direção aos pequenos dedos dos pé, a progressão do joanete pode causar deformidades nos outros dedos, como os dedos em garra.

 

Causas

 

Os quadros de joanete são comuns em alguns grupos familiares e, portanto, existe um fator hereditário significativo envolvido no desenvolvimento desta deformidade. Uma pequena porcentagem de indivíduos desenvolvem essa alteração na infância ou adolescência. Estatisticamente, as mulheres têm mais deformidades sintomáticas do que os homens.

 

Em nossa sociedade moderna, sapatos de salto alto e de bicos finos podem agravar as deformidades. No entanto, é importante entender que eles não causam o joanete, mas simplesmente agravavam as deformidades que estão desenvolvendo ou as já existentes.

 

Tratamento 

 

Hálux valgo é uma deformidade complexa. Quando esta articulação não está funcionando normalmente, causará um efeito negativo sobre o funcionamento do resto do pé e do tornozelo ao longo do tempo. História e exame físico adequados aliados a avaliação biomecânica e radiográfica são necessários para fazer um diagnóstico preciso e, então, proporcionar um plano de tratamento adequado para o paciente.

 

Os métodos conservadores (não cirúrgicos) incluem modificações no sapato, medicação anti-inflamatórias e ocasionalmente órteses, que podem ser recomendados para um paciente como tentativa de diminuir ou eliminar os sintomas dolorosos. Talas ou afastadores digitais não serão eficazes no realinhamento da articulação. Nenhum destes tratamentos conservadores irá mudar a posição estrutural desta articulação.

 

Se o hálux valgo for doloroso, causar alterações na marcha ou deformidades dolorosas nos outros dedos, indica-se tratamento cirúrgico. Existem inúmeras técnicas cirúrgicas, indicadas dependendo da prática e experiência do cirurgião, tipo e grau de deformidade, nível de atividade do paciente.

 

Numa consulta médica, podemos discutir e recomendar o tratamento cirúrgico especifico para você.  Este será indicado baseando-se em uma avaliação adequada e na determinação de sua deformidade.

 

Normalmente, a técnica utilizada é bastante estável, o que permite deambular precocemente, utilizando-se um calçado especial pós-operatório. 

Como regra geral, os procedimentos cirúrgicos são realizados nos Centros Cirúrgicos hospitalares. O tipo de anestesia é uma escolha do médico anestesista, porém usualmente é realizado um bloqueio periférico no tornozelo ou raquianestesia, associada a uma sedação.

 

Pós-operatório  

 

Após a cirurgia, o pé será enfaixado e este curativo é mantido por 1 semana, até sua troca no consultório. A retirada de pontos acontece usualmente na terceira semana.

Após a cirurgia já é possível deambular com o calçado pós-operatório de imediato. Este será utilizado até a quarta semana, em media, quando poderá ser substituído por tenis ou "crocs". Você pode retomar suas atividades e usar sapatos mais elegantes após a cicatrização, o que normalmente ocorre após o terceiro mês.

O seguimento clínico e radiográfico é realizado no consultório, normalmente até 12 meses de pós-operatório.

Um programa de exercícios em casa é importante para recuperar a força e flexibilidade e este será orientado no seguimento. 

 

  • Twitter Square
  • facebook-square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now